quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Geishas - Uma Tradição Milenar no Japão


A Casa-Museu Guerra Junqueiro apresenta, a partir de 16 de novembro, a exposição “Geishas – Uma Tradição Milenar no Japão”, da artista plástica Leonor Alvim.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Porto e está integrada nas comemorações dos 470 Anos de Amizade entre o Japão e Portugal.

Leonor Alvim, uma artista que nasceu Porto, volta à sua terra de origem com uma instalação que se pauta pela orientação multidisciplinar, centrada no arquétipo da Geisha, e em torno da qual se reúnem a Música, as Artes Plásticas e a Poesia. A artista elege essa figura essencial e icónica da história cultural japonesa como tema de oito painéis de tecido, elaborados a partir de retalhos de antigos quimonos adquiridos em Tóquio e Quioto.

Fazem também parte deste projeto um conjunto de pequenos poemas da autoria da artista, que se inspiram na estrutura dos ”Haikay” tradicionais do Japão.

A técnica escolhida para os painéis, panos “collage”, propõe a percepção dos tecidos como valor táctil e reflector de luz enquanto peças de arte, arrancando-os, por força dos seus valores de cor e desenho, da sua função de proteger o corpo humano, ou de mera peça de vestuário.

A escolha de um tema feminino para o projeto justifica-se e caracteriza-se pela intenção de lançar pontes entre culturas diferentes e pelos valores de arte e imagem projectados pela Geisha, que ainda hoje influenciam a moda, arte e costumes, mesmo que longe do país do sol nascente.

A exposição é uma homenagem a Leonor Alvim, falecida em 2012, contando com a colaboração de um painel de profissionais, de várias áreas, que conviveram com a artista e que assim vão poder partilhar a sua obra com o público.

Local: Casa-Museu Guerra Junqueiro. Porto, Portugal.

Horário:10h às 17h30m (segunda a sábado). 14h às 17h30m domingos). Encerra aos dias feriados.

Até 31 de Janeiro de 2014

Entrada livre

Fontes aqui e aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário