segunda-feira, 21 de julho de 2014

Três filmes de YASUJIRO OZU - Espaço Nimas (Lisboa)


Há um ano, “Viagem a Tóquio” e “O Gosto do Saké” tiveram a sua estreia comercial em Portugal, mais de cinquenta anos depois de Yasujiro Ozu os ter filmado, em versões digitais e restauradas. Foram milhares os espectadores que puderam rever ou ver pela primeira vez na sala escura duas obra-primas de um dos maiores cineastas da História do Cinema.

Este ano, a partir de 24 de Julho, Ozu está de regresso aos cinemas portugueses e o Espaço Nimas vai exibir, novamente em versões digitais e restauradas (num processo coordenado pelo estúdio japonês Sochiku) mais três obras fundamentais do realizador.
Regressaremos assim ao universo ora terno ora pungente de Yasujiro Ozu, onde as crispações de uma sociedade japonesa em mutação se confundem com os conflitos entre duas gerações.
Desde a insatisfação contra os seus casamentos combinados pelos pais (em “A Flor do Equinócio” e “O Fim do Outono”) até a uma mais prosaica greve de silêncio iniciada por dois irmãos quando os pais não lhes compram uma televisão (como em “Bom Dia”).
Podem separar-nos décadas e até a transição para um novo século, mas a humanidade do cinema de Ozu continua tão actual quanto na época em que foi filmado.



fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário